Unidade de aprendizagem I: Introdução e contexto
- História Social do conhecimento
- Bibliotecários Clínicos (Relato)
Carga horária: 9h
Proposta: Compreender e contextualizar o papel do profissional de informação no cenário atual e na área da saúde, com base em reflexões históricas e relatos de experiências.
Unidade de aprendizagem II: Metodologia e Projeto de Pesquisa
- Estudos de revisão de literatura
- Projeto de pesquisa
Carga horária: 6h
Proposta: Compreender as etapas do processo de pesquisa e os eixos para a construção de um trabalho científico. Enfatizar a importância da revisão de literatura para a fundamentação teórica do trabalho acadêmico e entender as fases e o roteiro para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa.
Unidade de aprendizagem III: Busca bibliográfica e uso da informação
- Estratégias de busca e fontes de informação
- Gestão bibliográfica para uso em pesquisa
- Estudos métricos
Carga horária: 15h
Proposta: Instruir e orientar através de exemplos e atividades práticas como elaborar estratégias de busca em bases de dados e fontes de informações da área da saúde. Organizar os documentos recuperados em um programa gerenciador de referências bibliográficas. Compreender como os estudos métricos quantitativos podem avaliar a informação científica produzida em diferentes suportes.
Unidade de aprendizagem IV: Recursos online e disponibilização da informação na Web
- Ferramentas da Web2.0
- O uso de ferramentas de inteligência artificial na pesquisa
- Busca de informação na Internet
- Acessibilidade Web
- Usabilidade Web
Carga horária: 18h
Proposta: Aprender e descobrir como as novas ferramentas disponíveis na Web podem otimizar os processos de trabalho e auxiliar na produção de conteúdo audiovisuais. Conhecer os principais sites e motores de busca especializados em localizar e listar páginas da Internet. Entender os atributos e conceitos da acessibilidade e usabilidade no ambiente Web.
Unidade de aprendizagem V: Ciência aberta
- Ciência aberta
- Acesso aberto e Repositórios Digitais
- Os recursos educacionais abertos nas bibliotecas
- Direitos autorais
- Patentes: prospecção e estudos métricos
Carga horária: 15h
Proposta: Discutir sobre os conceitos de Ciência Aberta e Acesso Aberto e sua importância tanto para a democratização do acesso livre à literatura e produção científica, quanto para o desenvolvimento de uma ciência mais colaborativa. Entender também, os aspectos e noções das Leis de Direitos Autorais e documentos de Patentes.
Unidade de aprendizagem VI: Conclusão do Curso
- Seminários para apresentação de trabalhos dos discentes
- Avaliação de Curso
Carga horária: 9h
Proposta: Realização de um Seminário para uma breve apresentação dos trabalhos finais dos discentes, sendo um momento de compartilhamento de ideias e troca de experiências entre eles. Ao final do encontro, os alunos também serão convidados a participar da avaliação do curso, onde receberão um link para preenchimento de um formulário online no qual poderão opinar sobre o conteúdo, organização, coordenação, aspectos positivos e negativos do curso.