Conteúdos programáticos

Início » Conteúdos programáticos

Unidade de aprendizagem I: Introdução e contexto

  • História Social do conhecimento
  • Bibliotecários Clínicos (Relato)

Carga horária: 9h
Proposta: Compreender e contextualizar o papel do profissional de informação no cenário atual e na área da saúde, com base em reflexões históricas e relatos de experiências.

Unidade de aprendizagem II: Metodologia e Projeto de Pesquisa

  • Estudos de revisão de literatura
  • Projeto de pesquisa

Carga horária: 6h
Proposta: Compreender as etapas do processo de pesquisa e os eixos para a construção de um trabalho científico. Enfatizar a importância da revisão de literatura para a fundamentação teórica do trabalho acadêmico e entender as fases e o roteiro para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa. 

Unidade de aprendizagem III: Busca bibliográfica e uso da informação

  • Estratégias de busca e fontes de informação
  • Gestão bibliográfica para uso em pesquisa
  • Estudos métricos

Carga horária: 15h
Proposta: Instruir e orientar através de exemplos e atividades práticas como elaborar estratégias de busca em bases de dados e fontes de informações da área da saúde. Organizar os documentos recuperados em um programa gerenciador de referências bibliográficas. Compreender como os estudos métricos quantitativos podem avaliar a informação científica produzida em diferentes suportes.

Unidade de aprendizagem IV: Recursos online e disponibilização da informação na Web

  • Ferramentas da Web2.0
  • O uso de ferramentas de inteligência artificial na pesquisa
  • Busca de informação na Internet
  • Acessibilidade Web
  • Usabilidade Web

Carga horária: 18h
Proposta: Aprender e descobrir como as novas ferramentas disponíveis na Web podem otimizar os processos de trabalho e auxiliar na produção de conteúdo audiovisuais. Conhecer os principais sites e motores de busca especializados em localizar e listar páginas da Internet. Entender os atributos e conceitos da acessibilidade e usabilidade no ambiente Web.

Unidade de aprendizagem V: Ciência aberta

  • Ciência aberta
  • Acesso aberto e Repositórios Digitais
  • Os recursos educacionais abertos nas bibliotecas
  • Direitos autorais
  • Patentes: prospecção e estudos métricos

Carga horária: 15h
Proposta: Discutir sobre os conceitos de Ciência Aberta e Acesso Aberto e sua importância tanto para a democratização do acesso livre à literatura e produção científica, quanto para o desenvolvimento de uma ciência mais colaborativa. Entender também, os aspectos e noções das Leis de Direitos Autorais e documentos de Patentes.

Unidade de aprendizagem VI: Conclusão do Curso

  • Seminários para apresentação de trabalhos dos discentes
  • Avaliação de Curso

Carga horária: 9h
Proposta: Realização de um Seminário para uma breve apresentação dos trabalhos finais dos discentes, sendo um momento de compartilhamento de ideias e troca de experiências entre eles. Ao final do encontro, os alunos também serão convidados a participar da avaliação do curso, onde receberão um link para preenchimento de um formulário online no qual poderão opinar sobre o conteúdo, organização, coordenação, aspectos positivos e negativos do curso.